terça-feira, 23 de agosto de 2016

Como o som chega até você?
Olá, “serumaninhos”! (risos) Tudo bem com vocês? O super-mega-hiper post desde finalzinho de Olimpíadas é sobre o som e qual é o caminho que ele faz para chegar até nós.
Quando estamos em lugares lotados, parece que tudo o que escutamos chegou de maneira automática e sem nenhum processo; aconteceu e pronto, né? Mas não é bem assim. O som leva um certo tempo (sim, tempo!) para chegar até nossos ouvidos.

          ~~ Solta o grito, o Brasil é ouro! Chora Alemanhaaa ~~ 

O som é uma onda mecânica que comprime e descomprime as moléculas do meio. Logo, ele chega ao nosso ouvido por meio de vibrações.
O fenômeno  ondulatório  propaga-se num único plano, apresenta uma intensidade, frequência  (número  de oscilações na unidade de tempo) e duração. Um tom puro é um som com uma única frequência; podemos expressá-lo em ciclos por segundo (cps) ou hertz (Hz). Os sons que emitimos e que ouvimos não são puros, mas compostos de várias frequências.

Exemplo:
A partir do toque em uma das cordas de um violão é criada uma vibração. Essa vibração faz com que as moléculas de ar ao seu redor também vibrem, criando regiões cuja a pressão passa a variar de acordo com essa vibração, que é o que chamamos de ondas sonoras, essas ondas sonoras se propagam por um meio material até chegar ao nosso ouvido. 













#LL Links Legais: